Translate

sábado, 9 de abril de 2016

21 PASSOS PARA A LIBERDADE - #01: NÃO MINTA: A VERDADE LIBERTA!

Hoje começamos uma nova série de postagens: 21 passos até sua LIBERDADE! Todos estamos presos, a diversas coisas, e a nós mesmos. Estamos presos a relacionamentos destrutivos, a pessoas ácidas, a vícios e hábitos ruins, à mentira, à falsidade... tudo que nos prende acaba impedindo que nosso verdadeiro "eu" aflore. Impede que sejamos nós mesmos, impede que possamos ir buscar nossos sonhos, que possamos buscar nossa felicidade, cumprir nossa missão no mundo. Tudo que nos impede de viver, em vez de apenas SOBREVIVER! Tenho certeza que você não quer apenas sobreviver, não é? Ou quer viver a vida que outros desenharam para você? Creio que não. Mas saiba que ninguém pode tirar sua liberdade! E ao longo destas 21 postagens iremos explicar como ser alguém livre! Livre de todos, de tudo, e de si mesmo! Livre para ser você mesmo(a). Livre para buscar sua felicidade! Livre para viver como você escolheu viver!
Para ser livre, você precisa se livrar das amarras da MENTIRA! Não minta, e não tolere mentiras. Em primeiro lugar, não minta! Não se pode exigir o que não se dá. Dê a verdade para exigir a verdade dos outros.
Toda mentira cresce e se prende ao mentiroso, engessando-o, sugando-lhe aos poucos sua honra, sua confiabilidade, sua imagem, seu caráter. Quem possui caráter não mente, pois são coisas totalmente incompatíveis: por pior e mais dolorosa que seja a verdade, sempre se encontra um meio de trazê-la à luz, com benefícios muito maiores que a mais bem intencionada das mentiras.
A mentira é uma tentativa de enganar, subjugar a realidade e o verdadeiro. É um modo de "passar a perna" nos outros, tentar levar vantagem sobre o jeito correto com que tudo deveria ter sido feito. Isto acaba impedindo ou atrapalhando o desenrolar natural da vida e das coisas. É antinatural. Mentir é distorcer o fluxo natural da energia da vida! 
Minta e automaticamente estará preso à mentira. Mantenha a mentira viva, alimente-a, e deixará assim ela realizar sua metástase até atingir todas as áreas de sua vida. A mentira te prende no passado, te amarra nos piores sentimentos, te segura às piores pessoas. A verdade te deixa livre para procurar o novo. A verdade te liberta!

Não espere da vida ótimos frutos, se não a rega com a verdade e a pureza da sinceridade. Da mesma forma, não tolere em sua vida pessoas mentirosas, pois estas detém a capacidade de piorar qualquer ambiente e qualquer progresso na vida dos que estão à sua volta.
Como um vaso, a confiança que a sinceridade conquista ao longo do tempo, pode ser feita em pedaços em segundos, com apenas uma mentira. Além disto, é muito mais fácil mentir do que ser sincero, em muitos os casos. Mas não se iluda com a praticidade, nem com a facilidade. Nós somos o que falamos, o que representamos, o que fazemos. Minta e então seja um mentiroso para si mesmo. A mentira torna o mentiroso preso a uma imagem que não existe na realidade, mas à qual ele tem que sustentar, a muito custo, para não pagar o preço cada vez mais alto da verdade que não quer dizer ou não quer aceitar. 
Como seria mais fácil o mundo sem as mentiras. Todos seriam livres para utilizarem esta energia psíquica em outras coisas, pois não apenas não precisariam gastar seu tempo encontrando justificativas falsas para suas mentiras, como também não precisariam ficar se preocupando com as mentiras alheias. Mas a vida não é assim.
Não mentir e exigir a verdade dos demais requer uma grande força de vontade, em especial em dar o crédito de que tudo será verdade até que se prove o contrário. A pessoa sincera é costumeiramente alvo e vítima dos mentirosos, pois quem não costuma mentir tende a se preocupar menos em ser enganado. A mentira não costuma fazer parte do seu dia a dia.
Mas o ganho é maior que o risco: pessoas sinceras e que se distanciam de mentirosos possuem naturalmente uma quantidade de energia psíquica disponível para outras áreas da vida muito maior que as que costumam mentir. Não precisam gastar tanto tempo tentando adivinhar se estão lhe mentindo ou falando a verdade. Não precisam ficar encontrando desculpas para as próprias mentiras, pois não mentem. Acabam por ver o mundo como um lugar muito mais aprazível de se viver, acabam encontrando maior paz interior, e vivendo mais equilibradamente. Ela faz sua parte, e sabe disto. 
A mentira prende, não esqueça. A verdade liberta: por pior que seja a verdade, ela te dá a oportunidade de conhecer o real, para modificá-lo. Você só vai pra frente se saber, com sinceridade, onde está. A mentira te prende a algo que não existe. A verdade te dá a chance de escolher. Pense nisto!
Seja livre, não minta! Não aceite mentira!
Até amanhã!
Adilson Cabral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...