Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2016

LIBERDADE #06: FECHE A PORTA E SIGA EM FRENTE

Há uma antiga história de um general chinês, uma lenda, que dizia que o mesmo era um grande vencedor de batalhas, e que para convencer suas tropas a lutar sempre com o mesmo vigor, apesar de todo o prestígio já atingido, queimava os barcos, carruagens e se desfazia de qualquer meio de transporte que seus batalhões tinham se utilizado para chegar no lugar a ser conquistado. Fazia isto para que seus homens lutassem sabendo que não tinham escolha: ou venciam ou morreriam.
Em gestão estratégica aprendi esta estória com o nome de 'tática de queimar os barcos'.Não significa esquecer o passado, e sim deixar para trás tudo aquilo que não vai te ajudar a chegar onde você decidiu querer chegar, e levar apenas o necessário. É o que os escoteiros e os soldados fazem quando vão acampar na floresta: levam apenas o necessário. Levam apenas o que os ajudará na viagem.

Quando deixamos abertas, atrás de nós, portas que possam permitir fazer-nos voltar atrás no menor arrependimento, então nunca seremos capazes de tomar decisões sérias na vida. Nunca atingiremos o que  nos propomos a atingir. Nesta situação, você será feito de meia verdade (e meia mentira). Não será completo(a). E a possibilidade de voltar para o conforto da situação anterior será grande (mesmo sabendo que é a situação da qual você queria evoluir e mudar, porque já não te preenchia mais).
Nós, seres humanos, temos o mal de nos acostumarmos com as piores coisas. Nos acostumamos com coisas que não nos fazem bem: nos acostumamos com as mentiras que nos contam, em aceitar situações que não nos fazem bem apenas para agradar e não mudar uma situação que nos esfaqueia a alma dia a dia... porque preferimos o conforto de algo que acreditamos poder lidar, mesmo sabendo que aquilo nos mata aos poucos, que não é parte de nossa essência.
Ao sair da sua zona de conforto, feche a porta e jogue a chave fora. Saia dali e não olhe para trás. Tenha em mente que você está saindo de algo que não te preenche, para buscar aquilo que te faz acreditar na vida e em algo melhor para si. Você sabe que este lugar existe, mas se não for capaz de colocar em sua mente que o passado não mais lhe pertence, e que nunca será o mesmo como quando antes de você decidir sair, viverá a eterna frustração de nunca saber se teria dado certo sua busca por uma vida melhor, vivendo em um passado em que está preso, apesar de não te pertencer já a muito tempo.
Olhe pra frente. Não pense na possibilidade de voltar. A vida caminha para a frente. Tomar esta decisão, jogar a chave fora, queimar os barcos, é o sinal que a vida precisa ver de você para sentir que realmente você quer algo novo e melhor para viver.
Pense nisso. Até amanhã!
Adilson Cabral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...