Translate

domingo, 19 de junho de 2016

LIBERDADE #07: ACEITE O NOVO, DEIXE IR O PASSADO

Sua liberdade só começa depois que desapegar totalmente do passado, e aceitar as coisas e pessoas novas que a vida lhe dá. Estamos presos a histórias que poderiam ter dado certo, a pessoas que nos decepcionaram, a escolhas erradas que fizemos e gostaríamos de desfazer, a chances que tivemos e não aproveitamos, a tudo que poderia ter sido, mas não foi.
Nossa mente costuma remoer estas possibilidades de 'ter sido', imaginando a chance de que elas ressurjam na nossa frente e aí possamos fazer diferente... mas isto é mera ilusão. Mesmo que retornem, serão novas possibilidades, nunca aquela que já se foi. Um vaso quebrado continuará a ser um vaso quebrado, mesmo depois que colemos seus cacos. O que já foi, já era, não será novamente. 
Desapegar do passado é um passo imprescindível para o seguinte, que é aceitar o novo. Além disso, estar ansioso pelo novo ajuda a curar as feridas do passado: comece a enxergar que as coisas que pareceram dar errado anteriormente, nada mais são que formas que o destino se utilizou para te levar às coisas certas, no futuro. Nada do que de bom acontecerá a você aconteceria se seu passado (bom ou ruim) não tivesse acontecido. No final das contas, a vida se compensa, de uma forma ou de outra, basta você saber olhar o lado bom das coisas.
Você dificilmente encontrará, de primeira, a pessoa certa para a sua vida, sem ter passado pelas que não seriam a verdadeira pessoa 'escolhida' para viver ao seu lado. Talvez o que deu errado em cada relacionamento anteriormente seja um aprendizado para que, quando chegar a hora, você já ter passado pela escola da vida, e saiba o que realmente deve fazer, e que tipo de pessoa realmente precisa ao seu lado.
Da mesma forma, não duvidar do 'auto-equilíbrio compensatório' da vida é uma forma de viver de forma menos destrutiva, menos dramática, e mais positiva, proativa. Se você acredita que dará certo, as coisas confluem para que dê certo. Se acredita que daqui pra frente só pode melhorar, então irá melhorar. Se acredita que o que deu de errado é para seu aprendizado, então você estará aprendendo, e quando chegar o momento, poderá olhar para trás e dizer a si mesmo(a) que valeu a pena esperar, acreditar, e lutar para que este dia chegasse!
Até amanhã!
Adilson Cabral.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...