Translate

terça-feira, 21 de junho de 2016

LIBERDADE #08: PENSE: A LIBERDADE COMEÇA DE DENTRO!

A liberdade começa no seu mundo interior. Se você não for livre, dentro de si mesmo, nunca será livre externamente. Sempre haverá alguém que tentará te controlar e, com isto, buscará limitar ao máximo sua liberdade para o próprio benefício dela. Sejam chefes assediadores, parentes folgados, conhecidos que abusam de sua boa vontade... sua liberdade de decidir seus caminhos estará sempre em risco por pessoas que sabem como lhe manipular: seja uma manipulação psicológica (amigos, parentes), seja social/profissional (chefes assediadores), ou mesmo restrições físicas (locais onde não se pode conversar, interagir com as outras pessoas, ou onde não se consegue agir livremente sem ser exposto como diferente ou alvo).
Mas dentro de sua mente você pode ser livre, pois nasceu livre e sempre poderá pensar e refletir livremente, sem que ninguém interfira em seus pensamentos, a não ser você e seus próprios sentimentos. 
Lidar com os próprios sentimentos e desejos já é um grande desafio, realmente... mas quando você tem sua liberdade externa podada, quando você não pode buscar sua verdadeira felicidade, quando não pode agir como você realmente é... então consciente e inconsciente se unem, razão e emoção, que te farão não apenas suportar as limitações externas, mas superá-las.
Você só estará preso a algo, a algum lugar ou a alguém se acreditar nisso.
Assediadores, em especial chefes que praticam o assédio moral no trabalho, utilizam-se de um poder que pode ser mentalmente retirado dos mesmos. Políticos, pessoas que ocupam cargos 'superiores' de poder, parentes próximos... todos eles acreditam que tem influência sobre você e que podem te controlar, fazer com que aja de determinada forma... você pode ser até obrigado em algumas situações a agir contrariamente ao que gostaria, mas saber e acreditar que foi uma opção sua, neste momento, que você é livre para buscar outras opções, outras situações de vida, e que a qualquer momento pode escolher não agir como lhe 'obrigaram' é o primeiro passo para a liberdade interior.
Não se trata de rebeldia, de ir contra o sistema: ele é maior que você, e provavelmente dará provas maiores que sua capacidade de demonstrar rebeldia. Trata-se de interiorizar que tudo é uma escolha, porque sempre haverá outra possibilidade, outra forma de viver que não a que está vivendo agora. Mesmo que seja mais cômodo e confortável para você continuar da mesma forma, que arriscar-se por caminhos novos, você foi livre, em sua mente, de escolher assim, e não poderá culpar ninguém pela 'prisão' que causou a si próprio(a).
Todos nascemos livres, e continuamos livres até morrermos. Nós escolhemos as prisões nas quais iremos viver, ou, então, os laços que nos prenderão a pessoas que estão caminhando na busca do que também acreditamos que nos fará felizes. Escolher um ou outro é só uma questão de ouvir sua voz interior.
Pense nisso!
Até amanhã!
Adilson Cabral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...