Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2016

LIBERDADE #10: SEM EXPECTATIVAS, SEM DECEPÇÕES

Deixe fluir. As pessoas às quais você cria expectativas te prendem a uma esperança de futuro que pode não se comprovar, te decepcionando e gerando traumas que te bloqueiam e te prenderão ainda mais ao passado. Pessoas decepcionam, desde que demos permissão a elas para isso. Decepcionam através das escolhas que fazem e comportamentos que apresentam, independentemente de você esperar algo ou não delas. 
Seja por caráter (ou melhor, pela falta dele) ou porque são problemáticas, as pessoas destruidoras de sonhos e expectativas dos outros são aquelas que pouco se importam na realidade com aquilo além de seu próprio umbigo, e garanto que há muitas destas pessoas no mundo hoje. No geral, são pessoas que trazem em seu histórico a marca de uma família desestruturada, e em sua própria história pessoal repetiram erros que lhes são inconscientes. Estas pessoas repetem em suas relações os mesmos problemas que vivenciaram ou presenciaram desde sua infância, e lhes passa sempre despercebido que são as causadoras de sua própria desgraça, de sua própria infelicidade. O problema é que acabam por levar consigo ao fundo do poço as demais pessoas que nenhuma culpa tem de sua história de vida... e acabam destruindo sonhos, planos, projetos de vida daqueles que estão bem mais estruturados que elas, mas desprevenidos por laços sentimentais, vinculados à expectativas. São pessoas que sempre estão às voltas com os mesmos tipos de problemas, e na realidade nunca sairão de lá enquanto não tomar consciência que, apesar do passado, são as únicas culpadas atualmente por continuarem no fundo do poço...
Não tente abrir os olhos de pessoas assim acreditando que seus sonhos só irão se realizar com ela... Abra seus próprios olhos, e procure cercar-se de pessoas que estejam em sintonia com sua "frequência", sua energia... pessoas que estão seguindo seu mesmo caminho, querem chegar no mesmo destino. 

Ainda assim, prenda-se a seus planos, e não aos seus sonhos vinculados a alguém ou a alguma situação. Sua liberdade advém de não depender emocionalmente de alguém para chegar onde quer chegar. Não significa que você não dependa das pessoas para, junto a elas, alcançar algo. Significa sim que você não dependa daquela pessoa em específico, pois há mais milhões e milhões de pessoas no mundo que podem te ajudar a chegar lá.
E se alguma situação não se confirmar, não desanime. Sempre há outra forma, outro caminho, outra forma de contornar o precipício e chegar ao destino. O importante é que o caminho em si tenha um significado, e sempre tem, desde que você se importe em aprender com ele. Sempre haverá pedras no caminho, sempre coisas fugirão do seu controle, sempre ocorrerão situações que atrasarão sua caminhada, atrapalhando sua visão do trajeto, desincentivando-lhe a prosseguir. Pode ocorrer até mesmo de ter que aguardar uma chuva forte lá fora, para continuar dias depois. Mas tudo isso te deixará mais experiente, mais preparado para depois da tormenta.
Divida planos, divida expectativas... mas não os projete em alguém específico... quase sempre a pessoa será muito menor que seus sonhos, pois só você poderá torná-los realidade. 
Até amanhã!
Adilson Cabral.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...