Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2016

LIBERDADE #11: RESILIÊNCIA PARA IR MAIS LONGE

Resiliência é a capacidade do elástico retomar sua forma original, depois de várias e várias vezes esticado... podendo ser esticado outras tantas vezes... assim devemos tentar ser também. Era com esta a definição de resiliência que o saudoso professor Dantas (já falecido) nos cativava nas primeiras aulas de Administração Estratégica, na Graduação em Administração, há quase 15 anos. Pois hoje tive uma agradável conversa (com direito a chá da tarde) com uma pessoa muito querida, em que justamente falamos de resiliência, e dos riscos de se romper o elástico, ou soltá-lo em alguém...rsrsrsr. 
Necessário se faz esclarecer que, como já me perguntaram se eu, ao iniciar uma sequência de postagens, já sei todos os temas ou já os tenho publicados. Pois devo dizer que em algumas tenho uma noção dos temas, outras tantas escrevo antecipadamente e programo a publicação, mas outras, como esta sequência sobre os 21 passos para a liberdade, deixo as coisas acontecerem para publicar quando algum tópico surge, como ocorreu hoje. 
Também digo isto porque faz parte da explicação do tema. Fazemos planos na vida, tentamos segui-los para chegar onde acreditávamos que iríamos chegar... e muitas vezes ocorrem diversos problemas que nos fazem mudar o rumo do barco, em meio a uma tempestade no meio do oceano... e somos um barquinho tão frágil em meio a tão altas ondas que o que resta é esperar a tormenta passar para verificar os danos e prosseguir, se ainda tivermos forças para tal... e esse prosseguir, é a tal resiliência...

Resiliência se conquista com experiência de vida, não tem jeito. Se você é muito jovem, saiba que a tal experiência de vida fará você ver muitas coisas com olhos de experiência, e começará aos poucos a se tornar expectador de determinados comportamentos, fatos, situações, por saber que o melhor algumas vezes é esperar, até pararem de esticar o elástico e soltá-lo, para ele retomar sua forma original...
Resiliência seria nossa capacidade de reagrupar nossas forças para retomar nossos planos originais, antes dos problemas, antes do que nos 'esticou', ou mesmo decidir-nos esticar-nos novamente, tantas vezes quanto achemos necessário ou a vida nos obrigue, sem romper o elástico.
Ao passar por esse processo diversas vezes, obtemos a capacidade de nos recuperar dos problemas mais rapidamente, de lidarmos com as dificuldades de uma forma mais natural, mais tranquila, sabendo como as coisas realmente funcionam. Aprendemos qual é o limite que podemos deixar a vida nos 'esticar' sem correr o risco de nos romper... assim como aprendemos que devemos ser esticados invariavelmente diversas vezes na vida... faz parte do processo de evolução do próprio espírito.
Pessoas mais resilientes são aquelas que percebem as relações de causa e efeito da vida, e sabem como as coisas realmente interagem entre si e quais os resultados que podemos esperar de determinadas escolhas, atitudes, ações. Mas não pense que este conhecimento traz paz e felicidade para quem o detém... não, não traz. Apenas lhe faz gastar menos energia, e a se recuperar mais rapidamente dos grandes traumas naturais da vida.
Conselhos são muito bons, mas creio que quase a totalidade das pessoas não estão dispostas a ouvi-los. Devem aprender através da própria experiência e pressões da vida, vivenciando os problemas que, em geral, são sempre os mesmos para cada ser humano... o drama humano se repete em cada vida, diariamente.
Sabendo disto, seja livre: suporte as pressões, mas passe por elas de forma natural e tranquila, pois assim como haverão problemas iguais ou maiores no futuro, nenhuma dor durará para sempre. Em algum momento cessará a chuva e o sol brilhará. Poder passar entre diversas chuvas e sóis é que te fará forte para caminhar até onde realmente deseja estar!
Até amanhã!
Adilson Cabral. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...