Translate

terça-feira, 2 de agosto de 2016

LIBERDADE #13: ERROS SÃO PARA APRENDER, NÃO PARA SOFRER

Costumamos nos limitar, quando nos martirizamos por erros que cometemos no passado, e vigiamos cada ação que tomamos tentando evitar repeti-los... e geralmente isto nos leva a cometer novos erros ou os mesmos, inconscientemente.
São modelos mentais que prendem sua liberdade. Acredite que cada momento é um momento novo, uma nova oportunidade de tentar, de agir diferente, e que todos à sua volta podem ser diferentes também, desde que você olhe de forma diferente a tudo que ocorre à sua volta. As pessoas podem até agir igual, mas a forma diferente com que você olha uma situação fará ela ser diferente, e trará resultados diferentes, desde que você deseje assim. Não acredite que se algo ruim aconteceu no passado, se algo não deu certo, que isto certamente se repetirá se você tentar. Tente, se você realmente quer. Tente quantas vezes for necessário, se realmente seu coração lhe diz isto. 
Se você agiu tentando acertar, mas errou, pense que você, naquele momento, com as informações que tinha, os sentimentos que vivenciava, e tudo que acontecia à sua volta, naquele momento, agiria da mesma forma, se fosse colocado(a) na mesma situação, novamente. 

Claro que agora você já sabe (ou desejaria) que fosse diferente do que foi, mas porque não se pode tentar novamente, a mesma situação? Você tem tanto medo assim de errar novamente, se for colocado na mesma situação? Não aprendeu? Ou mesmo que o erro ocorra, o problema está em errar, ou em não tentar acertar? Pense um pouco...

As pessoas tem medo de viver, e ficam presas ao 'que deveria ser o certo', ao 'orgulho excessivo', ao 'julgamento dos outros'...
O que deveria ser o certo pode não ser, dependendo da situação. Só você e a pessoa envolvida na situação saberão, entre vocês, o que é ou não o certo.É muito relativo.
O orgulho é outro mal, que prende a pessoa que não quer dar 'o braço a torcer', apenas para manter uma autoimagem que sabe que não é verdadeira... muitas vezes à custa da busca de sua verdadeira felicidade e do que realmente deseja. Muitas vezes este orgulho está ligado ao que a pessoa pensa de como irá ser julgada pelos outros... mal sabem os que assim agem que os outros estão muito mais preocupados com a própria felicidade do que com a felicidade de quem pensa assim. Importa tanto assim o que os outros acham sobre você tentar novamente algo que não deu certo no passado?
Não se prenda a pensamentos e idéias pré-concebidas. As pessoas são diferentes, e uma mesma pessoa pode ser diferente em momentos distintos de sua vida. Podem melhorar, podem ser melhores. Conhecer uma pessoa hoje não significa que ela será a mesma amanhã. Assim também acreditar que se alguém tentou mais de uma vez e repetiu os erros, tal ocorrerá com outra que também tentar. Todos somos diferentes. Os momentos são sempre diferentes. Basta acreditar.
Até amanhã!
Adilson Cabral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...