Translate

domingo, 28 de agosto de 2016

LIBERDADE #14: OS POUCOS SEGUNDOS QUE DECIDEM UMA VIDA

"A oportunidade é um cavalo selado que passa bem na sua frente... você só não sabe quando. A vida só exige de você que esteja preparado para montá-lo assim que ele passar...". Começo o 14º passo da liberdade falando dos poucos segundos que podem definir toda uma vida. Queiramos ou não, programemos ou deixemos ao sabor das ondas... sabemos (e se ainda não sabe, saberá um dia) que há poucos e decisivos momentos, que geram reflexos, consequências, frutos (ou dores e tristezas) por toda uma vida. São momentos de curta duração (se comparado ao tempo de uma vida), em que a vida nos exige preparo, prontidão, atenção, zelo, respeito... creio que não é tão grande a exigência perto do quão belo e misterioso é estar vivo, especialmente se você tem paz e saúde. 
Sempre podemos nos preparar para estes momentos. Mesmo que alguns você saiba como são (como estudar para ter um emprego melhor e fazer uma prova de um concurso, momento em que quatro horas de prova podem jogar para cima -ou não - anos de sacrifício e dedicação) e outros não (oportunidades ou problemas que surgem do nada em nossas vidas), você pode sempre preparar seu ânimo, seu espírito, para a forma com que lidará com elas.
Alguns ramos da psicologia lidam com a mente - e a vida - como um fluxo de energia... também creio que é assim. E a única forma de saltar sobre este cavalo selado que passa diante de você quando menos espera é preparar-se... é gerar potencial, energia potencial... preparar seu corpo, sua mente e seu espírito para o que a vida lhe trouxer, e saber que, talvez, daqui a alguns minutos, a algumas horas, dias ou semanas, quem sabe, você poderá ser chamado(a) a decidir todo o futuro de sua vida, em poucos segundos. Você está preparado(a) para isto?

A verdadeira liberdade se conquista quando se está preparado para decidir, para agir, para saltar sobre o cavalo selado que passa diante de você uma única vez na sua vida... e manter-se preparado acreditando que irá acontecer... e acontecerá.
Algumas pessoas pessimistas dirão: e se o cavalo não passar? Uma resposta possível de um otimista é que, caso ele não passe, você fez sua parte, e a dor será infinitamente menor que se ele passar e você não montá-lo. 
Acreditar nos momentos de sol, quando se está em plena tempestade, é a melhor forma de liberdade, a verdadeira liberdade, que te liberta da dureza que a vida tem para quem não acredita que ela é justa e equilibrada.
A lei do retorno, tempo Kairótico... etc... temos vários nomes para isto... plantar para colher, por exemplo... assim como a semente do carvalho que é tão pequena e frágil guarda dentro de si uma árvore gigantesca que pode viver centenas de anos, dentro de você há, em potencial, tudo aquilo que você vier acreditar... basta você estar pronto(a) para germinar quando encontrar o solo fértil. Não apodreça antes. Conserve este potencial e acredite que os segundos que decidem uma vida surgirão do nada, hoje, amanhã, ou depois de amanhã. Você está preparado(a)?
Não se importe com as águas que já passaram antes de você fechar a represa e guardar seu potencial. Gota por gota se enche uma represa, para o momento em que as comportas serão abertas e a energia se transformará em movimento, forte e contínuo.
Se o cavalo passar agora na sua frente, você está preparado(a)? 
Pense.
Até amanhã
Adilson Cabral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...