Translate

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

PESSOAS EFICAZES #03: SÓ FATOS, SEM SUPOSIÇÕES!

Nossa consciência não gosta de histórias incompletas, nem de histórias sem sentido... quando encontra uma assim, ela trata de completar as lacunas, de refazer os significados... e antes mesmo que percebamos, uma história da qual não conhecíamos algumas partes ou não tínhamos uma informação, acaba se transformando em uma grande novela, dentro de nossa cabeça... uma história que passa a fazer sentido somente para nós, mas que não tem mais nenhuma relação com a realidade... os hindus chamam isto de "véus de Maya" : seriam os véus que nossa consciência coloca sobre a realidade para que a percebamos de determinada forma, com determinado sentido, mas que não é real.
A realidade, os fatos, muitas vezes são complexos, formados por uma série de fatos interligados, muitos dos quais não conhecemos, não sabemos que existiram... conseguir compreender as causas e consequências das ações, das decisões, é algo extremamente difícil, e por isso nossa mente costuma tentar simplificar: ela quer apenas que a história tenha um sentido, e pareça completa: na nossa mente!
Pessoas eficazes duvidam desta falta percepção, e estão constantemente buscando mais informações dos fatos, perguntando às pessoas envolvidas o que houve, o que pensam... e a partir daí tentam fazer um quadro o mais próximo possível da realidade, quadro este constantemente atualizado, atualizável com novas informações, retificado nas suposições que se mostraram equivocadas, colorido com as cores dos fatos, mesmo que não sejam as cores que mais gostamos...
A melhor forma de tomar decisões, de planejar seu futuro, é buscar compreender, da forma mais realista possível, os fatos, a realidade, ouvir as pessoas... as partes da história que não sabemos ou nunca saberemos, temos que lidar como variáveis, nunca como certezas dentro de nossas suposições. Agindo assim, as pessoas eficazes correm riscos calculados, aumentam as chances de suas escolhas darem certo, evitam criar armadilhas a si próprias, vivendo num mundo de suposições criadas por falsas expectativas ou percepções falhas dos fatos e das reais motivações das outras pessoas.
Pessoas eficazes sabem separar bem seus sonhos e desejos (que podem ou não serem realizados) das suposições e expectativas frente à realidade. Não significa não sonhar: significa saber onde você está para, a partir daí, poder planejar como você vai chegar aonde quer ir! Pense nisso!
Até amanhã!
Adilson Cabral. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...