Translate

segunda-feira, 24 de julho de 2017

RELACIONAMENTO SAUDÁVEL #07: SABER FECHAR CICLOS

Ciclos abertos na vida das pessoas são como freios de mão puxados: elas não saem do lugar por mais que tentem acelerar. Se a cada problema que a vida trouxer um ou ambos dos pares de um relacionamento não souber encerrar o assunto, seja com o próprio parceiro, com ex, ou com terceiros, aos poucos haverão tantos assuntos por concluir que nada restará a não ser fugir dos problemas (mudar-se para um lugar distante, mudar de trabalho, de relacionamento, etc...), ou ficar se lamentando o quanto a vida lhe é injusta. Estas são as duas típicas reações de pessoas que não sabem encerrar ciclos: sabem começar problemas mas não encerrá-los... até os problemas engoli-las. Veem de relacionamentos passados que nunca terminaram de forma amigável com o outro par, de problemas com vizinhos, de colegas de trabalho, com os próprios membros da família. Por mais que possuam razão, não sabem achar a melhor solução para os problemas que surgem: ou fogem, ou lamentam. Não enfrentam seus problemas como um adulto, resolvendo da melhor forma. São pessoas que remoem assuntos já discutidos e conversados com seu(sua) parceiro(a), esperando outro momento para retomar brigas que já haviam se encerrado. São pessoas que imaginam discussões que nunca houveram, que não sabem sentar tranquilamente, dizer que discordam e ouvir a outra parte. Simplesmente estouram porque não estão preocupadas em fechar o ciclo: não sabem o que é isso. Estão preocupadas em ferir, em machucar, mas não em encontrar uma solução. Por isso fogem, ou vitimizam-se lamentando. Em psicanálise, dir-se-ia que são verdadeiras máquinas de projeção em seus parceiros, familiares e pessoas próximas. 

Em um relacionamento saudável, o que foi conversado e discutido entre as partes está encerrado, não se debate até que uma das duas chame a outra novamente para conversar e coloque o assunto em discussão, partindo-se do ponto já discutido. Não se altera a regra do jogo no meio do campeonato. Se um ou ambos advém de relacionamentos anteriores conturbados, não devem remoer os problemas dos antigos pares, seja do próprio ou do outro, pois o ciclo já se encerrou, está-se começando outro agora. Planos e projetos devem ser refeitos por ambos, incluindo um na vida do outro, se realmente ambos querem um relacionamento duradouro e saudável. Mesmo projetos pessoais que não interfiram na vida de seu par devem se colocados sobre a mesa, se se quer partilhar sua vida com outrem.
Pessoas que sabem fechar ciclos tem energia para recomeçar do zero, para superar os problemas da melhor forma e com otimismo, sem fugir deles nem do relacionamento aberto. Lidam com a vida e com os problemas de forma transparente e aberta, pois não tem nada a esconder. Pense nisso!
Até o próximo post!
Adilson Cabral. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...