Translate

quarta-feira, 26 de julho de 2017

RELACIONAMENTO SAUDÁVEL #09: VALORIZE A DEDICAÇÃO DE SEU PAR

O relacionamento só cai na mesmice quando não se é mais capaz de reconhecer (e demonstrar que reconhece) o quanto seu par se esforça para te deixar bem, para lhe agradar, para que a relação dê certo. Isso não significa que você tenha que gostar do prato específico que ele(a) lhe fez, não significa que a pessoa tenha que atingir a perfeição  nos detalhes do seu agrado, que ela tenha que ler a sua mente para adivinhar tudo o que realmente lhe vai fazer feliz... pois é quase certo que ela, sozinha e no começo, não vai conseguir isso... mas o que realmente conta é o quanto ela está se esforçando e se doando para que a relação dê certo. E isso precisa ser valorizado, e esta valorização DEMONSTRADA, caso contrário serão apenas duas opções, e ambas rumam ao fim da relação: se o seu par tiver baixa auto-estima, creerá que nunca atingirá seu nível e não será capaz de te fazer feliz, e te deixará... ou se for o inverso, creerá que você não o(a) merece, e procurará outro(a) que valorize seu esforço.
O que conta aqui não é a perfeição, mas a intenção. E a intenção é a mais nobre de todas: nutrir o relacionamento para que ele tenha forças de ultrapassar os tempos difíceis, e isso é tarefa para AMBOS, não apenas para uma das partes.
Se seu parceiro(a) não é um bom cozinheiro, saiba mesmo assim valorizar o quanto ele(a) se esforçou para tentar te agradar. Se ele(a) é tímido(a), valorize os gestos que para qualquer outra pessoa seria normal, mas é uma grande atitude no caso de seu par... nem sempre o que é fácil para nós o é também para o outro... Geralmente em discussões, quando uma das partes quer ofender a outra, trata de desmerecer estes atos e gestos que foram grandes sacrifícios à outra parte mas nada valeram para ela. Se fizer isso, estará jogando uma pá de cal definitiva em seu relacionamento. Pois o que vale não é a perfeição, é a dedicação, o compromisso, o esforço. Se você não tem sensibilidade para admirar isso em seu par (que não é nem nunca será perfeito), não está preparado(a) para manter um relacionamento de verdade. Pense nisso!
Até o próximo post.
Adilson Cabral.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...