Translate

domingo, 6 de agosto de 2017

RELACIONAMENTO SAUDÁVEL #16: CONFIANÇA E LEALDADE


Confiança e lealdade andam juntas em um relacionamento saudável, e ambas estão diretamente relacionadas à própria pessoa que confia e é fiel, ao seu histórico pessoal. Pessoas que não foram fiéis e leais em relacionamentos passados, tendem a não confiar no seu parceiro. Projetam o que fizeram, no seu par. Trata-se do peso de sua consciência, ou mais precisamente, de seu inconsciente: sabem que erraram com outras pessoas, e acreditam que mais cedo ou mais tarde terão de pagar pelo erro que fizeram.
Ciúmes excessivo, necessidade de controle total do outro, exigências demasiadas, tudo faz parte de uma tentativa de autoproteção de pessoas que não confiam porque não foram confiáveis... que duvidam da lealdade do parceiro porque não foram leais.
O amor, o querer bem ao outro, é indissociável da confiança e da lealdade. Lealdade no ser transparente, no dividir, no ajudar, no 'estar junto'. E confiar que o par também retribui da mesma forma. Não há espaço para desconfiança quando se quer bem, quando se quer dividir uma vida ao lado da pessoa que se gosta.
Já há muito o que fazer na própria vida de ambos, para se ajudarem, para conquistarem projetos pessoais conjuntos, que não sobra energia para vigiar e controlar as ações do seu par, em uma relação saudável. Não se trata de ser ingênuo acreditando que o outro é bom, perfeito e nunca errará... é mais uma atitude de profilaxia mental: fazer a sua parte acreditando que o outro também fará a dele(a). Se não fizer, você pelo menos foi honesto(a), leal, merecedor(a) de confiança, e poderá procurar um novo relacionamento partindo de uma base positiva. Pense nisso!
Até o próximo post!
Adilson Cabral


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...