Translate

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

RELACIONAMENTO SAUDÁVEL #20: ACORDANDO CEDO

Você acha que basta estar em um relacionamento e não fazer nada de errado para ele dar certo? Que todo relacionamento desenvolve-se por inércia? Não. Relacionamentos precisam de esforço e trabalho de ambos (e não apenas de um). Ambos devem trabalhar para o futuro conjunto, para a evolução (em todos os sentidos) do relacionamento. Dividir tarefas, suportar a rotina e os afazeres diários, trabalharem juntos para resolver os problemas do cotidiano... é a argamassa de todo relacionamentos saudável... você só saberá sua firmeza depois de anos de construção, dia a dia, quando o prédio tiver vários andares prontos. 
Isso requer dois ingredientes básicos: paciência e esforço. A primeira virá naturalmente se você estiver realmente interessado(a) que o relacionamento prossiga por anos a fio. Já o esforço depende da proatividade de cada um, e está ligado a vários fatores, como a automotivação (aspecto mais profundo), e a outros fatores que podem ser mais intensos no início do relacionamento (como a paixão pelo par) mas que decaem pouco a pouco se o conjunto de ações, projetos, desejos e planos do casal não andarem no mesmo compasso.
A diminuição natural do 'fogo da paixão', em um relacionamento saudável, é substituída gradualmente por uma visão mais realista do par, de seus defeitos, de sua 'humanidade', conforme as projeções que fazemos no(a) parceiro(a) regridem e conseguimos enxergar a pessoa real que ali está. Isso é natural, desejável, saudável. E é nesta hora que, se existe amor, a relação se firma e prossegue em bases mais sólidas. Isto traz um amadurecimento para ambos, e não pode ser tratado apenas como 'queda da ilusão do amor'. Na realidade, é um retorno das projeções que indevidamente (sempre) fazemos no parceiro, criando expectativas além da pessoa que ali está. Saber se adaptar à pessoa real, ter paciência, trabalhar com ela o 'trabalho duro' da rotina do dia a dia, do convívio além dos jantares românticos, das flores, dos passeios, do cinema... esse é o verdadeiro trabalho de conquista, o amálgama de toda relação saudável. Pense nisso!
Até o próximo post!
Adilson Cabral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...