Translate

sábado, 3 de fevereiro de 2018

SUPERAÇÃO #14: MAKTUB!

Maktub é uma expressão árabe que significa, na tradução literal, "está feito!". Mas também traz consigo uma filosofia bem profunda. Expressar "está feito!" é dizer para si mesmo: fiz o que me coube fazer, o que estava destinado a fazer, e fiz, para que o destino se cumpra, o destino a que me cabe. A partir de então, deixo nas mãos do destino pois já nada mais posso fazer sobre isso, a não ser continuar meu rumo a novas tarefas, de novos trechos de meu caminho.
É assim que devemos agir sobre as coisas que já encerraram seu ciclo em nossa vida. Maktub! Está feito! O que não tem remédio, remediado está! O que está terminado, está perfeito, comecem novas obras.
Ciclos se abrem quando outros ciclos se fecham. A vida é cíclica. Chama-se o tempo Kairótico (de Kairós, na mitologia grega, em oposição a Chronos, o tempo cronológico). Kairótico é o tempo circular, de ciclos, como os ciclos da natureza: dia e noite, primavera - verão - outono - inverno, nascimento - crescimento - velhice e morte). É uma forma mais natural de lidar com a vida, sem grandes traumas. O tempo cronológico é um tempo de traumas: traumas no começo de novos tempos e nos seus términos. O tempo kairótico, por ser mais natural, não traumatiza: a vida segue sempre seu rumo, como deveria seguir. Por isso, quando começa o inverno, ele não se inicia bruscamente, de um dia para o outro, após o verão.... há o outono, para gradualmente haver a mudança. E uma vez no inverno, Maktub! Não há que se lamentar a falta das flores da primavera passada, pois no tempo certo, uma nova primavera se iniciará!
E é por isso, pelos ciclos, que não podemos nos apegar ao ciclo anterior. Devemos deixar os ciclos passarem, pois sempre se reinicializarão... 
Maktub! é uma expressão forte, em que você diz à vida que aceita-a no que ela te oferece, e faz o possível para ser digno de receber o que lhe cabe dela. É seu grito de concordância com os desafios que lhe foram impostos, ao concluir suas obrigações e pedir: que venham novos desafios, pois já cumpri os que me tocavam até agora. Maktub! Estou feliz por fazer minha parte, e entrego o resultado de meu trabalho até o momento para que o destino o conclua! Que todo o esforço que tive, com certeza não foi em vão, tenha calçado o caminho que percorro agora e que me levará aonde, antes mesmo de eu existir, estava escrito que chegaria. Maktub!
Até nosso próximo post!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...