Translate

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

SUPERAÇÃO #17: FILTRE O QUE VEM DE FORA!

Nem tudo o que vem das pessoas é para seu bem, ou necessariamente irá lhe fazer bem. Somos capazes de filtrar o que aceitamos, mesmo de críticas, e o que não queremos. E não querer receber algo (seja crítica ou elogio indevido) significa também não contestar, tampouco se importar em justificar.
Não perca seu tempo se irritando com pessoas que te criticam ou te analisam. Não gaste sua energia se explicando para quem não faz nenhuma diferença no seu processo de evolução pessoal. Muita gente irá lhe criticar ou analisar suas ações e seus pensamentos, não porque se preocupam ou se interessam por você, mas simplesmente porque querem projetar suas frustrações pessoais em algum alvo (e assim deixam de lado por um tempo a obrigação de analisarem a si mesmas).
Devemos ser como uma placenta: deixar entrar o que é bom e saudável para nosso crescimento, e impedir que entre o que nos faça mal.
Qualquer estímulo externo é filtrável. Ficar em frente à televisão assistindo a desastres e a notícias ruins o dia todo não tornará seu dia melhor. Escolher melhor o que quer ver do mundo, qual o lado da moeda da vida você prefere ver, não significa se alienar, se você sabe o que tem dos dois lados, mas prefere um deles. É um processo que acontece até mesmo a nível celular, e que devemos nos policiar a fazer no dia a dia.
Antes de se preocupar se ignorar determinado comentário, avaliação ou crítica, irá magoar quem a está emitindo, perceba não apenas se as intenções realmente são boas, mas também se você reconhece aí uma oportunidade de crescer, de melhorar-se, de se desenvolver.Antes de entrar na onda da preocupação geral dos grandes temas que envolvem as pessoas ao seu lado, como discussões sobre a violência urbana, a política, a economia do país... analise se seu microambiente, ou seja, sua família, seu círculo próximo de amigos, se estas coisas mais próximas estão em equilíbrio. Filtre o macro antes de resolver o micro. De nada adianta a economia do país estar indo bem, se sua vida particular está literalmente no fundo do poço.
Não deixe energias que não lhe ajudarão a crescer e se desenvolver, penetrar em sua mente. Nem mesmo procure avaliá-las. Qualquer sentimento que sinta por críticas injustas será uma demonstração que já foi afetado por elas. Foque no que te fará crescer. Somos não apenas o que temos dentro de nós, mas o que aceitamos do que vem de fora. Lembre-se disso!
Até nosso próximo post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...