Translate

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SUPERAÇÃO #05: MENOS EU, MAIS NÓS

Toda forma de energia, para existir, requer movimento, troca. Seja entre os pólos negativo e positivo de uma pilha, entre a fase e o neutro de uma ligação elétrica, seja a energia cinética causada pela queda d'água que movimenta um moinho ou a turbina de uma usina hidroelétrica... movimento entre dois pontos, isto é energia. E só há movimento se houver energia envolvida. Ambos são causa e conseqüência um do outro, dependendo do ponto de vista. Fato é que estão interligados. 
Quando focalizamos em nossa mente muito o 'eu', não permitimos a troca desta energia com o ambiente. Portanto, ficamos estagnados, não evoluímos, e o pouco de bom que existe em nós se deteriora: a energia que acumulamos começa a circular entre os núcleos ideo-afetivos que formam os complexos de nossa mente (que todos temos), energizando-os ainda mais, fazendo-nos fechar-nos em nosso 'mundinho' onde passamos a acreditar que tudo gira ao redor apenas de nossos problemas. Cria-se um 'buraco negro' de energia... passamos a viver um aprofundamento de nossos piores sentimentos e sensações, e deixamos as grandes oportunidades da vida passarem diante de nossos olhos...
Este é o processo de autodestruição de uma mente narcisística. Basta, por exemplo, ler o que escrevem algumas pessoas, e focar na pessoa verbal que mais utilizam. O 'eu', verbos em primeira pessoa... sempre predominam. Pessoas que expressam constantemente o que pensam sobre isso e aquilo, como se isso importasse para as demais pessoas... na prática fecham-se em torno de suas próprias opiniões, nunca estão voltadas a entender a visão e o outro lado de várias questões complexas da vida... perdem assim a chance de enxergar a vida de uma forma mais bela e complexa, mais completa. 

Não é necessário frisar que serão pessoas fadadas à inadaptação social: nunca conseguirá (talvez nem entenda a importância de) manter uma relação amorosa ou mesmo de amizade de longo prazo (afinal, acreditarão que o problema sempre é o outro, pois elas estão certas, e não precisam enxergar a visão de seu par). Procurarão estar ao lado de pessoas que pensam da mesma forma que elas (aguçando ainda mais seus pontos de vista estereotipados  e inflexíveis). Só enxergarão o lado da questão que lhes aprouver... não lhes interessa ver a coisa como um todo, e descobrirem que estavam erradas sobre isso ou aquilo. Nunca estarão erradas, em suas mentes...
Superação está em estar aberto à troca... em se preocupar com o coletivo (no qual você também está incluso(a)). Preocupar-se com o outro, e com o seu papel na vida das pessoas à sua volta, ao invés de focar apenas no seu prazer próprio, permite transmitir e receber do mundo uma energia positiva que acaba por lhe impulsionar nos seus projetos de vida que estão de acordo com essa 'onda boa'. 
Preocupar-se com a conseqüência de suas decisões na vida dos outros fará com que, consciente ou inconscientemente, outros se preocupem com as conseqüências das decisões delas em sua vida. É uma troca. Nesse movimento, você aumenta sua integração com o coletivo 'bom' do mundo, e da mesma forma que sua energia flui para fora, retorna mais energia boa do que você transmite, impulsionando seu desenvolvimento.
Pense menos em 'eu', aja mais como 'nós'. Você verá a médio prazo a grande diferença que fará.
Até o próximo post! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...