Translate

domingo, 28 de janeiro de 2018

SUPERAÇÃO #09: QUE IMPORTÂNCIA ISSO TERÁ DAQUI A UM ANO?

Costumamos superestimar os problemas e as pessoas problemáticas que passam por nossas vidas. É difícil aceitar perdas, traições, projetos de vida que não deram certo... A melhor forma de superar o sentimento de impotência que sentimos nestes casos é refletir o quão importantes serão estas perdas daqui a um, dez anos. Será que daqui a um ano ainda lembraremos de algum destes problemas, ou estaremos vivendo novas situações, novas esperanças, novas perspectivas???? O mais provável é a segunda opção.
A vida não pára porque você está triste. Ao mesmo tempo em que a vida lhe tira algo, lhe trará algo melhor ainda, e você será capaz de perceber isto se não estiver preso a sentimentos e pessoas que não fazem (nem merecem) fazer mais parte da sua história.
Os problemas e as pessoas tem a importância que você dá a elas. Se elas (tanto problemas quanto pessoas problemáticas) não influenciarão em mais nada sua vida ou decisões no futuro, tampouco contribuíram com alguma coisa boa para que você ainda lhes devesse algum sinal de gratidão, então tire-as do baú do esquecimento (aquele em que, às vezes, ainda abrimos para nos lembrarmos de nossos erros, mazelas e decepções) e simplesmente descarte-as no tempo e no espaço, de forma que nunca mais você sequer se lembre de como elas pareciam.

O aprendizado, este fica, sempre ficará, se você foi suficientemente autocrítico(a) para analisar onde foi erro seu e onde foi azar pelas circunstâncias ou falta de caráter alheio. Isto já basta para que você tente não errar de novo ou estar melhor preparado(a) para situações análogas. Agora foque nas novas possibilidades do futuro, e deixe o que está feito, feito. 
Gastar tempo e energia com o que não apenas não lhe fará bem, mas também nada de bom acrescentará em seu futuro, é como semear em solo seco. Está apenas gastando sementes em um lugar em que nada florescerá, enquanto poderia estar em solos mais férteis, e aí sim, esperar boas colheitas no futuro.
Os problemas e as pessoas tem a importância que você dá a elas, não se esqueça. Valorize quem te valoriza. Invista seu tempo e energia em coisas que te farão melhor amanhã. A vida é curta, mas ela não é curta só para ficar à beira da praia tomando sol. É curta para criarmos valor, valor para fazer com que nossa curta passagem nessa terra tenha valido à pena para todos que se sacrificaram para sermos quem somos, e para deixarmos como legado àqueles que virão depois de nós. 
Pense nisso!
Até nosso próximo post!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...